sexta-feira, novembro 30, 2007

Método de Billings ou do Muco Cervical




É um método baseado nas alterações cíclicas do muco natural produzido pelo colo do útero. A presença do muco cervical revela o período fértil da mulher, portanto se ela deseja utilizá-lo como método preventivo de gravidez deverá aprender a se observar durante o ciclo menstrual.

Os princípios deste método fundamentam-se na produção do muco pelo colo uterino. Alguns dias após a menstruação o colo uterino não produz o muco, ou produz quantidades mínimas, assegurando relativamente a infertilidade. Ao elevar a quantidade de estrógeno, durante o ciclo menstrual, o colo uterino inicia a produção de um muco claro e um pouco viscoso como a clara de ovo.

Este muco, com tais características, persiste por vários dias assinalando o período de fertilidade. Em seguida, o muco se apresenta mais viscoso, pegajoso e menos transparente. Ao observar que o muco ficou mais claro, pode-se aguardar que a ovulação ocorrerá dentro de um ou dois dias quando então atingirá o pico máximo. Estes dias portanto, e mais três ou quatro dias são férteis e as relações sexuais não podem ocorrer neste período. Daí, a quantidade de muco passa a regredir devido à influência ativa da progesterona.

O procedimento deverá ser feito da seguinte forma: a mulher colhe o muco várias vezes ao dia com uma toalhinha higiênica para averiguar a presença e a característica do mesmo.

É aconselhável que a mulher se observe experimentalmente durante uns dois meses antes de tomá-lo como método contraceptivo.


VANTAGENS

Relativamente simples e absolutamente natural.
É gratuito.
No caso de querer engravidar, ajuda a escolher quais os dias mais propícios para tal.
Não levanta problemas do foro religioso, uma vez que tem a concordância da Igreja Católica.

DESVANTAGENS


É necessário um mínimo de instrução para o utilizar.
Há mulheres a quem causa problemas introduzir os dedos na vagina para tirar o muco.
Requer muita disciplina e registo diário da "filância".
Há vários dias do ciclo em que não se podem ter relações sexuais.
Não protege das doenças sexualmente transmissíveis.
Elevada taxa de falhas (até 40%).

ACONSELHAMENTO

Observar diariamente o muco cervical, retirando-o da vagina com 2 dedos.
A característica do muco no período infértil é a pouca elasticidade quando distendido entre 2 dedos.
No período fértil a elasticidade (filância) pode atingir os 15 a 20 cm.
É da observação diária do muco, e da evolução destas características que a mulher poderá identificar o seu período fértil.
Com frequência a existência de corrimento vaginal devido a infecção cervical ou vaginal, pode levar a uma interpretação incorrecta do muco.

Sem comentários: