sexta-feira, novembro 30, 2007

Diafragma

É um dispositivo contraceptivo de borracha, com uma borda flexível e firme que a mulher insere no interior da vagina para bloquear a passagem dos espermatozóides para o útero. Ele deverá aderir e envolver o colo do útero como um capuz. Os diafragmas apresentam-se sob vários tamanhos.

Como usar

Se a mulher decidir utilizar o diafragma, deverá primeiramente consultar e ser examinada por um ginecologista para determinar qual o tamanho que se ajusta mais adequadamente ao seu colo uterino. A mulher deve serensinada pelo seu médico sobre a sua colocação e o uso combinado de espermicida no espaço côncavo para garantir maior segurança contraceptiva.

Para inserir o diafragma a mulher comprime-o com os dedos para facilitar a sua entrada na vagina, por trás do osso pubiano. Ao introduzi-lo a mulher deverá confirmar, através do dedo indicador, se sua colocação ficou perfeitamente ajustada no colo uterino.

Algumas mulheres acham melhor colocá-lo na posição de pé, com um dos pés sob um banquinho ou coisa similar, outras preferem criar seu próprio método de colocação.

O diafragma deve ser introduzido na vagina no máximo duas horas antes do coito e ali deixado até seis ou oito horas após para que o espermaticida seja totalmente eficaz. Quando o casal mantém relações sexuais mais de uma vez numa mesma oportunidade, deve-se acrescentar mais espermicida sobre o diafragma por cada vez, sem retirá-lo. A colocação do espermaticida é feito por meio do aplicador especial que acompanha o mesmo.

Diferente da camisinha, o diafragma pode ser reutilizado após ser lavado com água morna e sabão, ser secado e polvilhado com talco e guardado no estojo.

Não é aconselhável o uso habitual por muito tempo, haja vista, à possibilidade de infecções.

O diafragma pode resistir ao uso e ser eficaz por um período de dois anos, devendo ser substituído por um novo


Não tem efeitos hormonais ou outros sobre o organismo, uma vez que não contem medicamentos.
Não interfere com o acto sexual, podendo ser colocado algumas horas antes do acto sexual.
Durante o período menstrual, evita que haja saída do sangue menstrual para a vagina, facilitando as relações nessas ocasiões.





--------------------------------------------------------------------------------

DESVANTAGENS


A escolha da medida do diafragma e o ensino da sua aplicação devem ser feitos por um médico.
Deve ser utilizado conjuntamente com um espermicida.
Só deve ser retirado 6 a 8 horas após a relação sexual.
Mal aplicado, pode provocar fístulas ou lacerações vaginais.
Pode haver alergias à borracha ou ao espermicida.
Relutância de algumas pessoas em tocar os órgãos genitais.





Sem comentários: