sexta-feira, novembro 30, 2007

Método da Temperatura




É também chamado método da temperatura basal do corpo ou método térmico. Este método foi desenvolvido em virtude de haver elevação da temperatura basal da mulher devido à influência da progesterona no centro regulador do hipotálamo.

A mulher regista a temperatura num gráfico apropriado, todas as manhãs antes de se levantar da cama, durante cinco minutos num período mínimo de oito meses antes de usar este método. O termômetro pode ser colocado na boca, no ânus ou na vagina, de preferência na mesma hora.

A elevação da temperatura dá-se após a ovulação durante três dias num crescimento de 0,3º a 0,8º C. Enquanto a temperatura estiver subindo o óvulo permanece fértil e, ao baixar ele perde a fertilidade. Ao escolher este método, as relações sexuais devem ser suspensas desde o primeiro dia menstrual até que a temperatura diminua de 0,8º C. Deve-se observar que a temperatura sofre queda no dia da ovulação, passando a se elevar nos dias seguintes.

Se a mulher apresentar febre durante o uso deste método ou sofrer alguma doença os registros devem ser invalidados.

Uma das desvantagens deste método é que as relações sexuais ficam reduzidas a uma freqüência muito baixa, além de interferir na espontaneidade do casal.

Sem comentários: